Educativo AquiÁfrica
Educador
Quem é?
Educador, Mediador, Tira-Dúvidas, Guia, Monitor. A nomenclatura dada à esse profissional é bastante variada e sua atuação, bastante desconhecido ainda pela maioria dos públicos e Instituições.
Educador é um profissional do ensino não-formal.
O principal objetivo é contruir conhecimento por meio do encontro entre duas ou mais pessoas. A construção do conhecimento pode ser por meio da palavra, imagem, situação, fazer, experiência: seja qual for a área onde o mesmo tenha decidido pesquisar e estar.
Neste site falamos do Educador de Exposições de Arte. O tema da Exposição (as obras e os artistas presentes) irão comandar a base do encontro deste Educador e públicos diversos na chamada visita educativa onde acontecem: Discussão, troca de pontos de vista e troca de repertórios individuais, até que cheguem em pontos coletivos sociais, culturais e politicos.
O Educador media esse processo de fala, escuta e circulação de diferentes olhares e ainda auxilia o público presente a construir, unir, organizar e recriar o que cada um traz para aquele coletivo instantaneamente criado pelo momento da exposição;- que age assim como um centro que comporta todo tipo de repertório, maneiras de ver a vida, debates, troca de idéias e recriações de pontos de vista.
É preciso lembrar que o Educador também é público e na mediação com os públicos, também coloca o seu ponto de vista, seu olhar, o seu repertório e também reflete o seu viver no mundo, Só assim a chamada mediação acontece de maneira igualitária, onde não exista censura sobre qualquer tipo de opinião.
Quando o Educador e os públicos descem de seu pedestal e das personas que representam na sociedade e dão suas opiniões e relatos de vida incluindo superações e dificuldades em relação ao temas trazidos pela arte, passamos a conhecer as questões sociais que cada obra traz mais a fundo e assim temos uma base para reconstruir, ressignificar e recriar soluções, destinos, idéias coletivas saídas : como resultado da tal visita educativa.
Cada Educador é unico e assim, cada visita educativa será unica, independente de ser a mesma exposição. Cada público é diferente assim como cada um de nós, que a cada dia somos diferentes e estamos sempre nos desenvolvendo e criando.
Carolina Velasquez
Coordenadora da exposição AquiÁfrica
Foto: Sylvia Sato
© 2016 Educativo AquiÁfrica