top of page

Ação Educativa

O que é?

Se durante a decada de 6O, Beuys preocupou-se em realizar trabalhos que "apresentassem" a sua 'Teoria da Escultura" e o "Conceito ampliado de arte", a partir da decada de 70, o artista queria ir mais além. O que ele desejava e acreditava, era que a arte além de se expressar em todas as áreas da vida humana (conceito ampliado de arte), deveria agir mais diretamente "dentro" dos individuos, ou seja, o trabalho de arte deveria conscientizar as pessoas de que cada ser humano é um ser criativo em potencial e com capacidade de usar esta criatividade para moldar a sociedade em que vive.

Este conceito de escultura de Beuys não se referia apenas a escultura como um objeto que se estende para lodas as manifestações artísticas (Teoria da Escultura), mas por toda organização social, cultural e politica e passam a ser compreendidas como "Escultura Social' pelo fato de serem maleaveis e moldáveis pelo pensamento humano. 

 

Tese Dalia Rosenthal

 

   

Ação Educativa é o nome dado à uma estrutura que serve como base ao objetivo de atender, mediar e construir conhecimento na rede formada por obras expostas, curadoria, exposição, públicos e educadores.

 

Toda Ação Educativa tem sua poética, assim como cada integrante da rede mencionada também a tem.

Esta Ação Educativa é realização do  Zebra5 - Coletivo de Jogo e Arte formado por Educadores e que têm como objetivo formar propostas com base no jogo (de tabuleiro, teatrais,  jogos de mediação, contação de histórias, jogos corporais,  de performance, [...]).

 

A primeira etapa de uma Ação Educativa é propor um plano macro para o período de exposição das obras. Uma equipe com o perfil de pesquisa de arte e mediação que deseje encontrar com este tipo de público e obras é escolhida e em paralelo é feito um estudo de público da Instiuição que abriga a Exposição,

 

Por fim, promovemos um cronograma que seja confortável à todos os integrantes, de modo a desenvolverem suas propostas, testarem, dialogarem, estudarem até chegarem ao importante lugar da experiência; - junto aos resultados finais.

   

Uma ação educativa ainda registra e colhe informaçãoes e relatos de Educadores, Supervisores e Produtores, afim de mostrar o processo criativo individual e coletivo, - afinal, os produtos resultantes destes três meses não terminam ao final da Exposição,  

No caso de AquiÁfrica, o Continente Africano não acaba, a arte contemporânea não termina e os públicos e os Educadores não cessam seu olhar e suas pesquisas.

 

Portanto, também como resultado desse trabalho desenvolvido ao longo de três meses, este site se torna uma nova Exposição dos trabalhos desenvolvidos e pode ajudar profissionais do Ensino Formal, Não-formal e Informal à terem acesso ao desenvolvimento de processos, partindo de resultados de mediação que são reflexo de tantos encontros, pontos de vista e construção extraídos de temas espinhosos como: o racismo, a arte contemporânea, a construção da identidade em um meio cultural paradoxal e tantos conceitos que permeiam nossa sociedade e que devemos como cidadãos debater, reconstruir, ressignificar para nosso eterno desenvolvimento; sem compartimentos.

Unir arte, cultura, política, retórica e economia.

Este site é um convite para todos os pesquisadores da vida e um convite ao diálogo, construção e compartilhamento de processos criativos individuais e coletivos.

 

 

Carolina Velasquez

Coordenadora da Exposição AquiÁfrica

Integrante do Coletivo Zebra5 Jogo e Arte

 

© 2016 Educativo AquiÁfrica

bottom of page